AMÉRICO CARDOSO

Inicia-se aos 12 anos na Orquestra Preparatória de S. Paulo – Almada. Durante 4 anos faz estudos de percussão clássica no Conservatório de Lisboa. Frequentou a Escola de Jazz do Hot Cub onde fez o curso de Introdução à Música do séc. XX e Composição Contemporânea. Entre muitos outros, participa no workshop com o baterista e percussionista Han Benink – Fundação Calouste Gulbenkian e no seminário “Novas Perspectivas da Orff Schulkerk. Do seu curriculum faz parte ainda o curso “História da Música” com o Prof. Manuel Pedro Ferreira na Juventude Musical Portuguesa, bem como o I e II workshop de Percussão Árabe pelo bailarino e percussionista egípcio Shorky Mohamed na Escola de Dança Sétima Posição.

Posteriormente participa no workshop em Barcelona com o prestigiado percussionista e compositor para Dança Oriental Hossam Ramzy e no workshop de “Introdução aos tambores japoneses” – Teatro S. Luís, através da Embaixada do Japão. Em 1997 fundou o grupo Al-Madan, participando na 1ª, 2ª e 3ª Noite das Arábias (Sociedade Guilherme Coussoul), Embaixada do Iraque, Memórias Arabo-Islâmicas em Coimbra, Homenagem a Carlos Paredes, Entre Nós e os Árabes – Estremoz, I Festival Islâmico de Mértola, etc.

Tem realizado concertos a solo (percussão árabe), profere várias conferencias acerca da temática medieval, inúmeros workshops de percussão árabe. Compôs ainda temas para percussão-solo como base na música árabe, mediterrânica e medieval, como destaque para “A Dança dos Mercadores”, “Azul e Branco”, “Rostos Ocultos”, “Percorrendo o Deserto”, “A Cabeça de Cleópatra”, “Saahirah”, “Harém”, “Al-Zulej”, “Mediterrâneo”, “Dança para um Zaeb”, “Dança em Azul Turquesa”, etc.

TOP