Festival


O Oriental Dance Weekend (ODW) é um dos maiores festivais internacional de Dança Oriental português. Surgiu em 2012, pela mão de Maria João Soares e Mário Araújo (organização Dançattitude) e com o objectivo de trazer para Portugal a cultura árabe e, com ela, a magia da arte milenar da Dança Oriental.

O festival internacional já trouxe a Portugal grandes nomes da Dança Oriental, como Jillina Carlano, Amir Thaleb, Saida Helou, Amar Gamal, Yamil Annum, Dariya Mitskevich, Alex Delora, Diva Darina, Yulianna Voronina, Vaagn Tadevosyan, Zomzom Mustapha, Rosadela e Acia Legras. Inicialmente, o evento apresentava-se como Noite de Estrelas e contava com alguns workshops e um espectáculo. No entanto, a grande procura e interesse que conquistou junto da comunidade portuguesa de Dança Oriental e dos convidados internacionais fizeram com que o evento se tornasse numa festa de três dias com várias actividades.

A competição marca o arranque do Oriental Dance Weekend. Bailarinas e bailarinos amadores e profissionais, portugueses e oriundos das várias partes do mundo, têm aqui a oportunidade de mostrar o seu trabalho a mestres de renome internacional – os cabeça de cartaz que serão os únicos jurados da competição. Os vencedores de cada categoria têm como recompensa prémios que contemplam indumentárias, actuações e formações avançadas em festivais internacionais reconhecidos, troféus e prémios em dinheiro.

O ODW tem também como missão a formação, e para isso dinamiza vários workshops ministrados pelas personalidades cabeças de cartaz. Estes artistas leccionam em blocos de duas ou três horas durante dois dias (sábado e domingo de manhã e à tarde), e a participação dos bailarinos confere-lhes, no final, certificados de participação. Estas formações avançadas são uma oportunidade única para os bailarinos terem contacto com o estilo de cada artista e estarem a par do que melhor se faz na área da Dança Oriental.

Para além da competição que inaugura o Oriental Dance Weekend, existem também mais dois espectáculos que são uma mostra do que de melhor se faz na Europa e no mundo em termos de dança e que seguem sempre uma temática relacionada com a Dança Oriental. A Gala de Abertura decorre na sexta-feira após o concurso e a Gala Internacional no sábado, onde após serem ministrados os primeiros workshops, actuam os cabeça de cartaz e outros convidados internacionais.

O Oriental Dance Weekend destaca-se não só pela sua qualidade – por ser o evento que traz os maiores artistas da actualidade na área da Dança Oriental a Portugal – como também pela forma atenciosa como lidamos com os nossos convidados, concorrentes e público. O objectivo da Dançattiude é fazer com que o Oriental Dance Weekend evolua cada vez mais e se consolide como um festival de Dança Oriental de renome internacional.

 

TOP